Curitiba tem, pelo menos, 80 pontos de disposição irregular de resíduos, principalmente, de entulhos e construção civil. Os dados são resultado de um trabalho de monitoramento e do reforço na fiscalização do Departamento de Limpeza Pública, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Quem descarta resíduos nestes locais comete crime ambiental e pode ser autuado. As multas destes locais podem chegar até R$ 115 mil, de acordo com a equipe de Limpeza Pública da Prefeitura de Curitiba.
Destaca-se ainda que a saúde da população é colocada em risco, considerando que o lixo em local indevido pode favorecer a ocorrência de vetores de doenças, como os mosquitos.
A população pode ajudar a combater esta prática irregular e danosa à cidade por meio de denúncias à Central 156 (no caso de Curitiba), para Guarda Municipal, Polícia Ambiental - Força Verde ou Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) por meio do 181.
É importante fornecer o maior número de detalhes, como: local, horário, placa do veículo e tipo de resíduo descartado irregularmente. Estes dados são de grande valia para melhor efetividade da fiscalização.
Em casos de geração de pequenas quantidades, entre em contato com o departamento de limpeza pública de seu município.
(Fonte: Adaptado do Site da Prefeitura Municipal de Curitiba)
Quem produz ou gera quantidade superior, pode contar com nossos serviços para destinação final ambientalmente adequada dos resíduos de construção e demolição.
Dúvidas sobre nossos serviços e produtos? Entre em contato pela página ou tenha mais informações em nosso site!